Ideias para Debate

Friday, June 17, 2005

Voa a Galinha?

Caro Machado

Após várias tentativas frustradas de colocar um comentário ao seu texto sobre Jacob Zuma, lhe envio o mesmo por e-mail na esperança de o ver publicado.
Machado da Graca, uma vez mais se revela o seu olhar atento para a realidade política em que se circunscreve o país. Parabéns.
Quanto à questão do ESM apenas uma achega: COMO É QUE A GALINHA PODE VOAR SE NÃO TIVER A CABEÇA? Ou seja, como podem uma sociedade e os seus constituintes sonhar sem dirigentes que concretizem essa liberdade de sonhar?
Aqui na RAS, a participação da juventude (principalmente a estudantil) na vida política é impressionante. A forma aberta como se debatem os projectos de governação e o papel da juventude dentro desses projectos é uma realidade que pude presenciar em algumas das reuniões da "Youth ANC". Daí concordar com o ESM quanto à existência de um projecto de sociedade.
O meu ponto de vista é que a aproximação da YANC e de outras alas, partidárias ou não, ao projecto de Zuma (mesmo conhecendo as suas fragilidades) é mais um cartão vermelho ao estilo de governação pouco eficaz e um projecto desfalcado de objectivos sociais claros que Zuma apresenta e implementa. Uma coisa fica clara em todo este processo, há pelo menos o embrião de um projecto político sério na RAS. Um projecto que se pretende claro, credivel, executavel e passivel de avaliação (do ingles"Accountability").
O ponto que coloco é: até que ponto é claro, credivel e executavel este projecto no nosso país? Qual o papel da sociedade (para não dizer juventude) na contrução deste projecto e na avaliação do sucesso na implementação do mesmo?
OU SERÁ QUE BASTA A GALINHA TER CABEÇA PARA PODER VOAR?

Nelson Maximiano
Cape Town