Ideias para Debate

Tuesday, November 22, 2005

Carlos Cardoso

Há 5 anos, aquela cabeça, que fervia a denunciar a corrupção no nosso país (coisa que, ao que parece, não existe), foi perfurada por balas de chumbo muito concretas.
Não foi nenhuma instituição que o matou. Foram pessoas. As instituições, na minha opinião, serviram apenas para tentar abafar o caso e impedir que o(s) criminoso(s) fosse(m) levado(s) para a cadeia.
Não sei se a indústria do desenvolvimento está entre os suspeitos do crime.
Mas de que assisti ao seu funeral, não tenho dúvidas. Ali, muito concretamente, no crematório hindu.
E, queiram ou não queiram, a verdade há-de vir ao de cima.
Não vamos esquecer-te, Carlos.
Não vamos parar a tua luta.

Machado

6 Comments:

  • Caro Machado,
    Decepcionas-me. Sempre te tive como uma pessoa com discernimento e que dá valor ao debate de ideias. O subtexto do que escreveste aqui é que estou a tentar abafar a verdade sobre a morte de Carlos Cardoso. É possível debater ideias dessa maneira? O debate só é possível quando se aceitam os teus pontos de vista? Em todo este debate tenho criticado, mas sempre de forma construtiva - com ideias - e tudo quanto tens para comentar é insinuar que estou a proteger criminosos?
    Esperava melhor atitude da tua parte. Se nao queres debater, muito bem, mas este tipo de comentários nao fica bem. Nao achas que a relacao que estabeleces entre pessoas e instituicoes nao faz sentido? Se nao concordas que instituicoes possam matar pessoas, o que te leva a supor que elas possam abafar coisas? O pouco que sei do caso de Carlos Cardoso - e o que os tribunais até aqui apuraram - é que foi morto a mando de pessoas que roubaram dinheiro de um banco. É essa a tua definicao de corrupcao?
    Já agora, tens mesmo a certeza de que assististe ao funeral de Carlos Cardoso? Invejo tantas certezas.
    Um abraco forte!

    By Blogger Elísio Macamo, at 10:14 AM  

  • Caro Gabriel Muthisse

    Eu não consigo debater com quem, ao longo de todo o debate, não define nunca o que considera ser corrupção, passando o tempo a negar as definições dos outros.Para, por fim, afirmar candidamente que em Moçambique não há corrupção.
    O meu texto sobre o Cardoso é para lembrar que não estamos a falar de coisas vagas. Estamos a falar de um fenómeno, a corrupção, que degenerou já em crime que mata quem se lhe coloca à frente.
    Eu não sou um académico, sou um jornalista, mais terra a terra. O Cardoso era meu amigo e ouvir dizer que não existe aquilo que o matou é-me ofensivo.

    Machado

    By Blogger Cine-clube Komba Kanema, at 3:22 AM  

  • Elisio

    A tua última pergunta sobre se eu tenho a certeza de ter estado no funeral do Cardoso e a tua declaração de inveja por tantas certezas creio que reflecte os problemas deste diálogo.
    Será que vamos agora discutir o conceito de "morte" e o de "funeral", para além do de "estar lá"? E chegar à conclusão que ele não morreu, não foi cremado e ainda anda por aí?
    Na minha modesta opinião, quando a teoria se afasta desta forma da realidade fica uma coisa que paira, lá nas camadas altas da atmosfera, mas não serve para nada.

    Machado

    By Blogger Cine-clube Komba Kanema, at 4:48 AM  

  • For this minute wixsite.com internet web browser Opera acquired rely Read This on from among one of the most Opera Mini Download For Android, iOS, Windows & PC of the RuNet users. Opera has been established on more Opera Mini APK than 300 million PC and also Opera Mini for Android mobile phones.

    By Blogger GinaSchaal, at 3:09 AM  

  • Snapchat is well-known How to do Snapchat Login in iPhone 7? anything renowned comes to be a Here system for expression and promo. snapchat temporarily failed login Any kind of brand or individual could easily snapchat online login be made right into a star or collect a significant.

    By Blogger GinaSchaal, at 12:50 AM  

  • By Blogger Nu Amoorea, at 7:41 PM  

Post a Comment

<< Home